Manutenção Preventiva: um investimento

Publicado por Rafaela Teruel em

manutenção preventiva

Hoje, iremos tratar de forma mais aprofundada de um assunto já mencionado em artigos anteriores: manutenção preventiva de veículos em frota.

Manutenção preventiva: condições

A manutenção preventiva de veículos depende de algumas condições:

  • se o carro é novo,usado ou antigo;
  • se é um carro usado todos os dias ou esporadicamente;
  • se quando usado, qual a sua quilometragem

Para carros novos (ainda na garantia) tem as revisões programadas na concessionária, pré-estabelecidas pelos fabricantes a cada determinado número de Km rodados.

Em carros fora da garantia,a manutenção a manutenção mais básica é a troca de óleo e filtros, a troca de óleo geralmente é feira a cada 5 mil Km, a do filtro de óleo, combustível e ar geralmente a cada 10 ou 15 Mil km.

Manutenção preventiva: o que fazer

Também é muito importante a troca da correia dentada e o tensor (esticador) da mesma, que geralmente são feitas a cada 50 Mil Km e é muito importante,pois a quebra dessa correia ocasiona atropelamento das válvulas do cabeçote,danificando o mesmo e correndo o risco de danificar ate mesmo a parte de baixo do motor.

A troca das pastilhas e lonas de freio também são importantes,geralmente são feitas quando, em alguma inspeção visual, é observado o desgaste severo das mesmas.

O acompanhamento do desgaste dos pneus é o mais simples de todos. No pneu existem marcas chamadas TWI (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem.
Quando o desgaste chega nesses indicadores,esta na hora da troca dos pneus,pois a partir desse ponto,se corre mais risco de aquaplanagem nas chuvas,já que o sulco do pneu esta rasa e já não consegue desviar o fluxo de água para que o pneu tenha atrito com o asfalto.

Considerações

A manutenção preventiva é de suma importância, porém dependendo do veículo ou da situação da frota, é preciso que sejam observadas algumas condições. Outrossim, ela independentemente disso precisa ser realizada de forma que atenda às necessidades da equipe e que garanta a qualidade do serviço prestado.

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